Por que nos tornamos tão maus ouvintes?

Em um curso de liderança o professor pediu para que os alunos fizessem uma breve apresentação. Quando chegou à quinta pessoa do grupo o professor pediu para que ele dissesse o que sua colega, que acabara de se apresentar, havia dito.

- ÃH? Foi o único som que saiu da sua boca. Ocupado pensando do que iria dizer a seu respeito, teve que pedir desculpas à sua colega, pois não havia escutado uma só palavra.

Muitos líderes, mesmo anunciando que as portas estão abertas, não sabem ouvir e os subordinados deixam de expor seus sentimentos ou informações relevantes por receio de serem totalmente ignorados. “Alguns lideres dizem: Nas nossas reuniões nossos funcionários entram com suas ideias e saem com as minhas”. Em resumo ele não ouviu nada.

Por que nos tornamos tão maus ouvintes? Talvez a grande falha possa estar no sistema escolar, dando muita ênfase à ensinar, a ler e a escrever. O treinamento para ouvir vinha por forma de advertência: “preste atenção”, “ouçam”, “abram os ouvidos”. Ingressamos no mercado de trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado é três vezes maior de bons ouvintes do que de bons escritores e bons leitores.

Para ser um bom ouvinte é preciso:

1. Esteja atento e demonstre isso acenando com a cabeça sempre que possível.

2. Preste atenção não só ao que é dito, mas também como é dito.

3. Interprete o que as mensagens não verbais querem dizer.

4. Não adianta só ouvir, é preciso entender o que está sendo dito.

5. Faça um resumo do que você ouviu, para checar se entendeu a mensagem corretamente.

Na prática, aprender a ouvir requer paciência, disciplina e autocontrole, o que não é fácil. Mas, sabemos que a única maneira de mantermos pessoas ao nosso lado é ouvindo o que elas têm a dizer.

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