Abordagem correta também é sinal de bom atendimento...

Pequenos detalhes no atendimento contribuem para a perda de clientes. Uma abordagem correta faz toda a diferença. Vejamos esse exemplo: o cliente nem entrou direito na loja e o vendedor já dispara aquela conhecida frase: "Posso ajudá-lo em alguma coisa?"... E o que o cliente responde: "Não, estou só olhando."

O pior de tudo é que este tipo de “vendedor” continua a fazer essa pergunta e recebe a mesma resposta sempre... Este é o motivo pelo qual alguns continuam a obter as mesmas vendas a vida inteira.

Agora veja como poderia ser melhor se o profissional de vendas agisse assim:  "Olá, bom dia. Se tiver alguma pergunta meu nome é Ana. Enquanto isso fique à vontade, pelo tempo que quiser." Geralmente o cliente agradece e pergunta o preço ou detalhes de um produto que chamou a atenção. Um dos melhores exemplos de atendimento de excelência vem da Zappos, empresa de calçados, pertencente à Amazon e que vem revolucionando com seu atendimento surpreendente. O principal objetivo da Zappos é criar um contato pessoal e emocional com os clientes, a fim de conhecer melhor seus consumidores e mimá-los. Por exemplo: a empresa usa as informações coletadas em um atendimento específico para enviar flores a clientes que estão prestes a se casar – ou presentes para aqueles vão ter um bebê.

A maior lição que podemos aprender aqui? Jamais faça uma pergunta que convide a uma resposta negativa.  E o que é uma pergunta que convida a uma resposta negativa? Vamos pegar o nosso exemplo: Posso ajudá-lo com alguma coisa? Essa é uma pergunta que pode ser respondida com um sim ou um não. Se dá ao cliente essa opção, você marca as cartas contra si mesmo. As pessoas escolhem o não sobre o sim 90% vezes quando o vendedor lhes dá essa escolha.

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