Você é um líder aberto a sugestões?

gm 3Roger Smith, da GM, livrou-se de quaisquer executivos e membros de Conselho de Administração que vissem as coisas de outro modo que não o dele. Além disso, não permitia que ninguém apontasse algum problema. Quando isso acontecia, às vezes demitia seus “opositores”, outras vezes transferia para algum escritório onde não teriam mais influência na matriz da empresa.

Analisando esse exemplo é bom fazer uma correlação com o que aconteceu com a Monarquia. Nessa época, os reis matavam os mensageiros que traziam más notícias. Como nunca sabiam se o soberano acharia boa ou ruim a informação que estavam levando, os mensageiros foram deixando de levá-la. E o rei foi ficando cada vez mais desinformado, isolado e enfraquecido. Deve ser por isso que a monarquia desapareceu em quase todo o mundo. E deve ser por causa disso também que Roger Smith deixou a GM à beira da falência.

Veja o exemplo de uma empresa totalmente aberta a sugestões. A Toyota acredita que cada ideia é uma oportunidade de melhorar os processos. Afinal de contas, um processo sempre pode ser melhorado, simplificado, aperfeiçoado. E a identificação dos problemas é a forma mais fácil de melhorar. A Toyota entende que os problemas trazem aprendizado. Se existe um erro, ele está no processo e não nas pessoas.

0
0
0
s2smodern