O que as gigantes estão fazendo...

googleGOOGLE: deixe que os funcionários exponham suas ideias.

Uma das técnicas que preservou desde o início e está bem longe da tecnologia avançada da empresa é colocar vários quadros brancos, em áreas comuns e corredores, por toda a sede da empresa na Califórnia.

Alguns têm finalidade definida e são utilizados por equipes de produtos para trocar ideias. Porém, os dois maiores, com mais de nove metros, são destinados a algo equivalente a um cartaz corporativo. Um é repleto de desenhos e piadas que os funcionários rabiscaram sob o slogan “O Plano da Google para Dominar o Mundo”. Isso é arte colaborativa, diz o diretor de comunicação da Google e também colaborador nos quadros brancos: “Estamos em um período de crescimento e, quando novos contratados olham os quadros, têm uma rápida e ampla visão de nossa personalidade”.

INTEL: mantém aposentados na ativa.

Esqueça relógios de ouro e placas gravadas. Quando os funcionários da Intel se aposentam, recebem um estranho e útil presente de despedida: um notebook, uma impressora, acesso grátis a internet, suporte técnico e, o mais importante, convites para reuniões trimestrais com executivos sêniores para discutir o desempenho da empresa e novos produtos. “Eles são parte da família e queremos mantê-los por perto o máximo de tempo possível”, diz o diretor de RH da Intel. O mais importante é que a Intel quer manter os aposentados disponíveis para consultas profissionais quando as coisas ficam difíceis.

0
0
0
s2smodern