O líder falhou...

ford pintoNa década de 70, um novo colaborador de recall da Ford, ouviu histórias de que o novo carro popular da empresa, o Ford Pinto, pegava fogo quando sofria uma colisão traseira. Quando apresentou o problema para o comitê de recall, porém a falta de evidência de um problema sistemático fez com que seus membros votassem contra o recall.

As pessoas achavam que carros pequenos eram naturalmente inseguros, e o presidente da Ford na época, Lee Iacocca, dizia, segurança não vende o que vende é espaço. Corrigir o problema provavelmente reduziria o espaço de porta-malas, muito valioso para as vendas.

O assunto ressurgiu em 1977, porém, dessa vez, nas páginas de uma revista conhecida por suas reportagens investigativas. Um jornalista teve acesso a uma análise de custo-benefício dos carros da Ford dos anos 70, que comparava o custo de um recall do Ford Pinto e de todos os automóveis Ford, com tanques de combustível montados na traseira, ao custo de indenizações para as famílias dos feridos ou mortos pela falha encontrada. Seria três vezes mais barato pagar às vítimas e suas famílias do que gastar 11 dólares para arrumar cada carro.

Em 1978 a Ford fez o recall e no mês seguinte Iacocca foi demitido. Infelizmente ele pôs na balança a vida dos consumidores e o dinheiro, e escolheu o dinheiro. O líder não deve se ater apenas aos resultados que conquistou, mas a maneira usada para chegar lá.

 

0
0
0
s2smodern